Em 2017, a FIA tomou uma decisão, até então polêmica, determinando que a partir de 2018 todos os carros da Formula 1 passariam a adotar a proteção de cockpit denominada Halo. O item nunca foi uma unanimidade na categoria e não agradou a maioria, por conta do impacto estético nos carros. Hoje, sua existência é comemorada e, desde então, a proteção se mostrou eficaz em vários incidentes, evitando consequências mais sérias aos pilotos.
Treinamento de resgate
Para que as equipes de resgate de Fórmula 1 possam treinar todas suas atividades e operações, a FIA Institute oferece cockpits de simulação que precisam reproduzir fielmente os cockpits das escuderias.
Com a introdução do Halo, a Custom Lab foi a responsável por toda revitalização da pintura do cockpit de treinamento, bem como adaptação para a correta instalação do sistema Halo e os sistemas de luzes de comunicação do dispositivo de recuperação de energia (KERS/ERS).
Trabalho Realizado
Neste trabalho, foi realizada toda a limpeza e remoção da pintura atual do cockpit para, em seguida, aplicarmos uma base e, assim, iniciarmos a pintura. Com a coloração executada, foi produzida toda identidade visual e, mesmo depois de todo acabamento e aplicação do verniz, com a cura adequada, utilizamos uma película PPF de alta resistência para que o cockpit pudesse resistir às diversas simulações.
Para 2022, com a estreia do novo regulamento técnico da F1, o dispositivo do Halo também passará por mudanças. A previsão é que a nova versão seja ainda mais resistente.