Customização Comercial
A Custom Lab apresenta ao mercado B2B um modelo criativo que conecta a arte e a inovação às grandes marcas, eventos, empresas e agências. Através da customização personalizada, a marca atua de forma disruptiva através de pinturas especiais, desde a criação até a execução de projetos. Além do Live Painting com a Oficina Móvel, formato promissor e crescente nas ativações de marcas em eventos, como uma alternativa ao Marketing de Experiência. À frente de métodos avançados e conhecimentos técnicos especializados, oferece soluções para demandas específicas que exigem acabamentos de alto nível em peças e séries limitadas, alinhando tecnologia e arte em seus projetos.
Fundada em 2014, a empresa combina experiência no segmento, profissionalismo e criatividade para evoluir ideias e transformar a visão de seus clientes em realidade, com base em um amplo leque de técnicas.
Para os sócios, Allan Alves e Patrick Pereira, é um setor ainda pouco explorado de forma profissional no Brasil, mas com grande potencial: “É importante educar o mercado sobre o valor do trabalho personalizado, destacando a dedicação e flexibilidade necessárias para cada projeto”, afirma Allan. Com desdobramento em diversos segmentos, a Custom Lab imprime sua expertise além do universo automobilístico, podendo expandir para a moda, decoração, esporte, música e artistas.
Na empresa, a inovação está em combinar técnicas tradicionais e modernas, como secagem UV e Pintura Hidrográfica (WTP), com métodos manuais como aerografia e pintura em pincel, como foi feito com a marca australiana Deus Ex Machina, na inauguração de sua primeira loja no Brasil, com uma série limitada de capacetes customizados à mão.
Como um parceiro que atua como extensão das marcas, a Custom Lab interage com o público através da Oficina Móvel, um estúdio itinerante que pode ampliar a experiência em eventos e feiras, permitindo que o público acompanhe de perto o trabalho dos especialistas, desde a criação dos layouts até a finalização das peças.
Live Painting ELF no Festival Interlagos 2024
Recentemente, a Custom Lab se uniu a ELF, empresa francesa presente no Brasil, com a performance de Live Painting no Festival Interlagos 2024, o maior evento de experiência de motor do mundo. No evento, a imersão reforça o papel da empresa na cocriação aliada à execução, tendo o resgate de layouts e cores que fizeram parte da trajetória da ELF no mundo motor através da pintura, em que carros antigos foram a inspiração do tema da Live Painting e uma moto foi a estrela da pintura ao vivo.
Entre seus projetos mais notáveis, destaca-se a colaboração com a Caloi em diversos projetos com a Undercover Mobylete e Avancini, além da coleção especial para Mountain Bike; o trabalho com a Fórmula 1 Heineken Grande Prêmio de São Paulo, em que realizaram a pintura dos troféus vencedores, a personalização de Flyboards para a Mormaii, entre outros cases de sucesso com grandes marcas como Vale, Shure, Icone Medical, Daikin, CBC, FIA, Vintage Culture, Petronas, Uber, Casimiro, e School of Rock.
Referência no mercado criativo como um selo de qualidade, a Custom Lab incorpora fatores de identificação de originalidade, como marcas d’água e códigos únicos, para prevenir fraudes e garantir a integridade dos produtos, o que não só protege a autenticidade das peças, mas também reforça a confiança dos clientes nas marcas clientes.
Para o futuro, além de projetos para marcas e agências, Allan e Patrick revelam que a empresa também está estudando a possibilidade de expandir a atuação para outras frentes de negócio, como consultoria de implantação de unidades de pintura e retomar um projeto social para formar jovens na área de customização e pinturas especiais.