Conheça a história da Custom Lab, especialista em pinturas técnicas e customizadas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

O que você vai ler aqui

Confira nesse post, a matéria completa públicada na Revista Funilaria e Pintura – Edição Outubro/2021.

Allan Alves e Patrick Pereira, juntos desde 2014, iniciaram suas atividades com a pintura hidrográfica. Os sócios realizavam prestação de serviços, cursos, forneciam equipamentos e materiais. Com o passar do tempo, Allan e Patrick perceberam que focar na prestação de serviço era o melhor caminho para eles. Foi quando notaram que combinar algumas técnicas de pintura com customização, faria com que eles atendessem uma outra faixa de mercado, com trabalhos personalizados de acordo com a necessidade de cada cliente, abrangendo o mercado de pintura especial e pintura técnica, com alto nível de detalhamento.

Allan explica que foi assim, que a empresa surgiu “para atender a demanda do mercado por pedidos específicos, tanto de qualidade, quanto de execução, já pintamos coisas inusitadas, desde tampa de vaso sanitário até obras de arte revestidas de ouro, capacete, instrumento musical, fritadeira elétrica, até videogame, agregando trabalho de aerografia com funilaria convencional”.

Nosso Propósito

Localizada na zona sul de São Paulo, mais precisamente na região de Interlagos, a Custom Lab surgiu de uma demanda apontada pelo próprio mercado, no qual empresas e pessoas buscam por pinturas com alto nível de acabamento e trabalhos personalizados.

Enquanto Allan já possuía experiência no setor, tendo atuado com empresas de pintura industrial no passado, seu sócio Patrick, vem da área de propaganda, marketing e gestão de projetos. A primeira empreitada dos dois foi com a empresa PROJFIX, especialista em pintura hidrográfica profissional e uma das pioneiras no Brasil. A possibilidade de combinar técnicas e oferecer um pacote de soluções aos clientes que buscavam por projetos criativos, foi o que levou a criação da Custom Lab.

Allan afirma que “nosso propósito é fornecer um trabalho personalizado, trazendo vida e cor a cada peça que produzimos e conforme a solicitação do cliente. Com a colaboração de uma equipe multidisciplinar, desempenhamos diversas aplicações e técnicas em qualquer tipo de produto”.

Tipos de Pinturas Executadas

Para entregar um serviço de acordo com a expectativa de cada cliente, a empresa categoriza seu trabalho em dois tipos. Nas Pinturas Especiais e Customização, desenvolve um trabalho com base em inúmeras técnicas de customização, desde tintas especiais, aerografia, lettering e muitas outras. Além da pintura, a Custom Lab preza pelo desenvolvimento da arte e toda bagagem histórica que ela carrega.

Já a Pintura Técnica consiste em aplicações específicas para cada uso, de acordo com os materiais de cada projeto, que podem ser fornecidos pela empresa ou, até mesmo, disponibilizados pelo cliente, seguindo os critérios pré-definidos. Geralmente aplicada em equipamentos, trabalhos de divulgação de marca para empresas, com a aplicação de logo, para uma determinada ação ou ativação.

Allan destaca que “o setor de customização e pinturas especiais ainda é um mercado pouco explorado em nosso país. Ao analisar as tendências mundiais, a customização é sempre um tema em pauta para qualquer que seja o setor, tratando de clientes que buscam exclusividade em seus itens”.

Principais Desafios

Em relação aos principais desafios da área, Allan afirma que “independente da dimensão do trabalho, nós atuamos no processo de criação até o desenvolvimento do produto final, o que exige muita dedicação e flexibilidade, pois cada projeto é único. Um dos nossos maiores desafios é estar em constante desenvolvimento, tanto no processo criativo, como atender as demandas específicas de cada cliente, que costumam ser de setores bem diversos. Em específico, na customização, existe um desafio constante em apresentar aos clientes, o valor do trabalho realizado e não o seu preço, o que ao longo do tempo melhora, conforme os trabalhos que realizamos.

Outro grande desafio é encontrar mão de obra qualificada para o setor. Cada membro de nossa equipe passa por diversas etapas de treinamento interno, onde até para quem já tem alguma experiência, são abordados os conceitos que são direcionados para os trabalhos de customização e pinturas especiais”. Sobre a necessidade de profissionalização, Allan destaca que, diferentemente de processos de pintura que atuam por volume, “nesta área prezamos pela individualidade de cada trabalho. Estamos pensando em oferecer treinamentos com metodologia própria, voltados para esse tipo de aplicação”.

Tecnologia e Trabalho Artístico

O Sócio Proprietário da Custom Lab afirma que “buscamos alinhar tecnologia com o trabalho artístico, quando falamos de customização. Para nós, a maior inovação está em combinar técnicas e estilos de trabalhos. Assim, vamos desde novas tecnologias como secagem UV e Pintura Hidrográfica (WTP), até combinação de trabalhos manuais com aerografia, filetamento e pintura em pincel. Em contrapartida, o mercado nacional é muito carente e praticamente inexistem tintas especiais de alta qualidade, o que nos exige muita adaptação.

No caso de pinturas técnicas, costumamos dizer que estamos aqui como laboratório, para que marcas e empresas possam experimentar ideias e novidades em pintura, seja em sua linha padrão, lançamentos ou séries especiais. Fora as questões de matéria prima e técnicas, nós vamos além, desenvolvemos e oferecemos fatores de identificação de originalidade, incorporados ao processo de pintura, para os mais diversos segmentos. São sistemas com objetivo de assegurar a integridade dos produtos e oferecer prevenção a fraudes, bem como certificações em produção de séries limitadas”

Planos Futuros

Sobre os planos futuros, Allan afirma que “são muitos! No momento estamos ampliando nossa estrutura e, consequentemente, a equipe de trabalho, para atender a mais projetos. Sabendo da dificuldade em formar mão-de-obra, estamos estudando a possibilidade de formatar cursos com metodologia própria. Paralelo a isso, temos um projeto social, de formação de jovens para atuar na área, que gostaríamos de retomar. E se possível, ainda esse ano, pretendemos lançar nosso projeto, para levar a experiência custom em eventos, atuando com pintura ao vivo”.

Em relação aos projetos da empresa, Allan destaca que “nossa rotina é muito dinâmica, em uma semana estamos pintando uma série de capacetes com pintura especial, na sequência migramos para uma linha especial com pintura técnica em equipamentos eletrônicos. Já fizemos projetos muito legais, tanto para clientes como para grandes marcas, sejam eles de motos, bicicletas, mobilidade urbana, eletroeletrônicos, capacetes, peças de arte, impressão 3D e muitos outros. A lista é extensa e em muitos casos, são projetos confidenciais para marcas. Para nós, o projeto mais legal é sempre o próximo que está por vir”.


Matéria originalmente publicada na Revista Funilaria & Pintura – Ano 26 / Edição 286 / Outubro/2021

Conteúdo publicado com autorização da Jornalista Responsável: Renata Forné (MTB 57.693)

https://funilariaepintura.net.br/edicoes.html

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no email

Custom Lab é uma marca registrada

Todo conteúdo aqui publicado é protegido pela lei de direitos autorais. Se interessou por algum conteúdo? Entre em contato conosco sobre como utilizar o material

Informe seus dados abaixo